Your search results

Novo Código de Obras e Edificações do Rio

Novo Código de Obras e Edificações do Rio é sancionado pelo atual Prefeito Marcelo Crivella. O decreto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro que altera regras para varandas, marquises, e outras construções Segundo Prefeitura, objetivo é tornar regras mais modernas e simples para quem desejar realizar obras e construir novos empreendimentos na cidade. Confira algumas das mudanças.

O prefeito Marcelo Crivella sancionou o novo Código de Obras e Edificações simplificado. Com ele, a legislação urbanística do município passa a ter apenas 41 artigos, que substituem os mais de 500 que existiam até agora.

Segundo a Prefeitura, o Código foi elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo e aprovado na Câmara dos Vereadores.

O objetivo principal dele é ser um código mais moderno e simples pra quem desejar realizar obras e construir novos empreendimentos na cidade. Além disso, com o novo código, a prefeitura promete desburocratizar o licenciamento, dar liberdade para possibilitar maior qualidade da arquitetura e responsabilidade aos autores dos projetos.

De acordo com a secretária Municipal de Urbanismo, Verena Andreatta, o novo código ajuda na recuperação da atividade econômica, incentivando o setor que movimenta uma cadeia produtiva e gera emprego e renda para a população.

Verena destacou ainda que a legislação anterior é antiga e que as transformações sociais trouxeram novas demandas para a população e, por isso, a necessidade deu munição código.

“O novo código trará maior liberdade pros projetos arquitetônicos, mais qualidade e beleza, por exemplo, pra serem aprovados”, destacou a secretária.

Confira abaixo algumas das alterações previstas no código:

  • Vilas: O código sancionado viabiliza a construção de vilas em áreas, por exemplos, que antes estavam restritas.
  • Varandas: A regra para a construção de varandas em apartamentos, por exemplo, também sofrerá mudanças: o novo código não tem mais a restrição de que as varandas só poderão ter 20% da área útil do apartamento.
  • Marquises: a construção de marquises estava proibida desde 2007, segundo a prefeitura. O novo código, de acordo com a Secretaria de Urbanismo, entende que é importante a volta da construção de marquises sem restrição em relação aos materiais e as formas, desde que obedeça algumas regras.
  • Área mínima útil de apartamentos: A Secretaria determina com o novo código a redução da área mínima útil de apartamentos para 25 metros quadrados, com exceção das construções na Barra da Tijuca, Vargem Grande e Pequena, Zona Sul, Ilha do Governador e Tijuca. Essas regiões deverão ter área mínima útil de 35 metros quadrados.
  • Estacionamento: Será obrigatória apenas uma vaga de estacionamento a cada quatro apartamentos em prédios no raio de 800 metros de estações de metrô, trem, BRT e VL
  • Elevadores. Prédios com quatro ou cinco pavimentos não precisarão de elevador, mas devem reservar um espaço para possível instalação.
  • Mais informações sobre o código estão na página da Secretaria Municipal de Urbanismo.

Plantas dos futuros Lançamento

Com a mudança da nova lei permite-se lançamentos edificações com plantas mais modernas e mais compactas, de tipologia “studios e “lofts” que vão de 19 m² a 50 m². e algumas edificações com lazer no “rooftop” onde geralmente se concentra a área de lazer.

Faça download do Novo Código de Obras e Edificações do Rio completo:

DOWNLOAD

Construtora que se beneficiaram do novo código de obras de edificações:

Mozak:

O Lançamento Tropí Leblon na Avenida General San Martin 156, Leblon. É um empreendimento da Mozak Engenharia. Sua localização é acima de tudo, privilegiada, entre a Afrânio de Melo Franco e a General San Martin, ambas são famosas e cartão postal Carioca.

O Lançamento Leblon na Av General San Martin 156, será composto por 28 unidades, sendo então 12 apartamentos sem vaga de garagem e 16 apartamentos com vaga de garagem, apartamento de 1 Quarto e Coberturas de 3 Quartos. A metragem é entorno de 40 m² a 137 m².

A uma quadra da praia o Lançamento Tropí Leblon na avenida General San Martin 156 da Mozak, tem comércio farto, conveniência e transporte. Tudo Fácil, tudo Perto. Um lugar com Sol, Areia e Mar. Esse é o Leblon. Com toda a certeza o lugar perfeito para o Tropí Leblon Mozak.

Tropí Mozak

Bait Incorporadora

Lançamento Ipanema Bossa 107 na Rua Barão da Torre 107, Ipanema de fato será mais um marco na Zona Sul do Rio de janeiro, a construtora Bait com expertise nos principais bairros da zona sul e pela excelência padrão de seu acabamento.

Com toda a certeza volta uma oportunidade de investir na zona sul. O lançamento Barão da Torre 107 Ipanema da Bait na Zona Sul do Rio de Janeiro é o mais recente empreendimento com perfil studios (apart hotel), isto é, em uma das localizações mais privilegiadas de Ipanema. Apartamento na planta, será composto por unidades studios, terraços e coberturas estilo apart hotel com serviços concierge.

Bossa 107 Bait Ipanema

lançamento ipanema bossa 107
Em Construção Ipanema

WTorre

Cooliving WTorre Lançamento Rua Senador Dantas 80 Centro da Cidade RJ

Lançamento Send Cooliving é um retrofit da WTorre. Um Lançamento Rua Senador Dantas Centro da Cidade RJ. O Send Cooliving será composto por 272 unidades total, sendo sua maioria residencial com 1 quarto e também lojas com metragem em torno de 28m² a 68m². O Lançamento Senador Dantas contará com Rooftop de lazer completo

Send Cooliving

Bait Incorporadora

Vem ai um dos mais esperados lançamento da região de Copacabana, o último terreno da orla, a famosa Casa de Pedra, Avenida Atlântica 2.692 – Copacabana.

Avenida Atlântica Residencial

Gostou dessa matéria do Lançamentos RJ e tem sugestões? Faça contato pelo formulário abaixo.

    Novo Código de Obras do Município do RJ

    Sancionado pelo atual Prefeito Marcelo Crivella. O decreto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

    O que muda com o novo código de obras?

    Com a mudança da nova lei permite-se lançamentos edificações com plantas mais modernas e mais compactas, de tipologia “studios e “lofts” que vão de 19 m² a 50 m². e algumas edificações com lazer no “rooftop” onde geralmente se concentra a área de lazer.

    Quais construtoras e incorporadoras aderiram os benefícios da nova modalidade no Rio de Janeiro?

    Mozak, Bait Incorporadora e WTorre.

    Por que os apartamentos compactos vêm se tornando tendência?

    Plantas mais compactas preço menor, redução do tamanho da família brasileira segundo o IBGE, e proximidade dos grandes centros. Apesar aparentarem ser apertamentos as plantas são desenvolvidas com um projeto de mobiliário funcional é possível aproveitar melhor o espaço.

      Not found

      Compare Listings

      Conversar ao Vivo
      Estamos Online!
      Olá,
      Posso ajudar?