Your search results

Novo Código de Obras e Edificações do Rio

Novo Código de Obras e Edificações do Rio é sancionado pelo atual Prefeito Marcelo Crivella. O decreto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro que altera regras para varandas, marquises, e outras construções Segundo Prefeitura, objetivo é tornar regras mais modernas e simples para quem desejar realizar obras e construir novos empreendimentos na cidade. Confira algumas das mudanças.

O prefeito Marcelo Crivella sancionou o novo Código de Obras e Edificações simplificado. Com ele, a legislação urbanística do município passa a ter apenas 41 artigos, que substituem os mais de 500 que existiam até agora.

Segundo a Prefeitura, o Código foi elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo e aprovado na Câmara dos Vereadores.

O objetivo principal dele é ser um código mais moderno e simples pra quem desejar realizar obras e construir novos empreendimentos na cidade. Além disso, com o novo código, a prefeitura promete desburocratizar o licenciamento, dar liberdade para possibilitar maior qualidade da arquitetura e responsabilidade aos autores dos projetos.

De acordo com a secretária Municipal de Urbanismo, Verena Andreatta, o novo código ajuda na recuperação da atividade econômica, incentivando o setor que movimenta uma cadeia produtiva e gera emprego e renda para a população.

Verena destacou ainda que a legislação anterior é antiga e que as transformações sociais trouxeram novas demandas para a população e, por isso, a necessidade deu munição código.

“O novo código trará maior liberdade pros projetos arquitetônicos, mais qualidade e beleza, por exemplo, pra serem aprovados”, destacou a secretária.

Confira abaixo algumas das alterações previstas no código:

  • Vilas: O código sancionado viabiliza a construção de vilas em áreas, por exemplos, que antes estavam restritas.
  • Varandas: A regra para a construção de varandas em apartamentos, por exemplo, também sofrerá mudanças: o novo código não tem mais a restrição de que as varandas só poderão ter 20% da área útil do apartamento.
  • Marquises: a construção de marquises estava proibida desde 2007, segundo a prefeitura. O novo código, de acordo com a Secretaria de Urbanismo, entende que é importante a volta da construção de marquises sem restrição em relação aos materiais e as formas, desde que obedeça algumas regras.
  • Área mínima útil de apartamentos: A Secretaria determina com o novo código a redução da área mínima útil de apartamentos para 25 metros quadrados, com exceção das construções na Barra da Tijuca, Vargem Grande e Pequena, Zona Sul, Ilha do Governador e Tijuca. Essas regiões deverão ter área mínima útil de 35 metros quadrados.
  • Estacionamento: Será obrigatória apenas uma vaga de estacionamento a cada quatro apartamentos em prédios no raio de 800 metros de estações de metrô, trem, BRT e VL
  • Elevadores. Prédios com quatro ou cinco pavimentos não precisarão de elevador, mas devem reservar um espaço para possível instalação.
  • Mais informações sobre o código estão na página da Secretaria Municipal de Urbanismo.

Plantas dos futuros Lançamento

Com a mudança da nova lei permite-se lançamentos edificações com plantas mais modernas e mais compactas, de tipologia “studios e “lofts” que vão de 19 m² a 50 m². e algumas edificações com lazer no “rooftop” onde geralmente se concentra a área de lazer.

Faça download do Novo Código de Obras e Edificações do Rio completo:

[maxbutton id=”20″]

Construtora que se beneficiaram do novo código de obras de edificações:

Mozak:

O Lançamento Tropí Leblon na Avenida General San Martin 156, Leblon. É um empreendimento da Mozak Engenharia. Sua localização é acima de tudo, privilegiada, entre a Afrânio de Melo Franco e a General San Martin, ambas são famosas e cartão postal Carioca.

O Lançamento Leblon na Av General San Martin 156, será composto por 28 unidades, sendo então 12 apartamentos sem vaga de garagem e 16 apartamentos com vaga de garagem, apartamento de 1 Quarto e Coberturas de 3 Quartos. A metragem é entorno de 40 m² a 137 m².

A uma quadra da praia o Lançamento Tropí Leblon na avenida General San Martin 156 da Mozak, tem comércio farto, conveniência e transporte. Tudo Fácil, tudo Perto. Um lugar com Sol, Areia e Mar. Esse é o Leblon. Com toda a certeza o lugar perfeito para o Tropí Leblon Mozak.

Tropí Mozak

lançamento tropí leblon
Leblon | Stúdios
Em Construção

Tropí Leblon

Avenida General San Martin 156, ,
ID 22258
Lançamentos-RJ

Bait Incorporadora

Lançamento Ipanema Bossa 107 na Rua Barão da Torre 107, Ipanema de fato será mais um marco na Zona Sul do Rio de janeiro, a construtora Bait com expertise nos principais bairros da zona sul e pela excelência padrão de seu acabamento.

Com toda a certeza volta uma oportunidade de investir na zona sul. O lançamento Barão da Torre 107 Ipanema da Bait na Zona Sul do Rio de Janeiro é o mais recente empreendimento com perfil studios (apart hotel), isto é, em uma das localizações mais privilegiadas de Ipanema. Apartamento na planta, será composto por unidades studios, terraços e coberturas estilo apart hotel com serviços concierge.

Bossa 107 Bait Ipanema

lançamento ipanema bossa 107
Ipanema | Stúdios
Pronto

Bossa 107 Ipanema

Rua Barão da Torre, ,
ID 19640
Lançamentos-RJ

WTorre

Cooliving WTorre Lançamento Rua Senador Dantas 80 Centro da Cidade RJ

Lançamento Send Cooliving é um retrofit da WTorre. Um Lançamento Rua Senador Dantas Centro da Cidade RJ. O Send Cooliving será composto por 272 unidades total, sendo sua maioria residencial com 1 quarto e também lojas com metragem em torno de 28m² a 68m². O Lançamento Senador Dantas contará com Rooftop de lazer completo

Send Cooliving

lançamento send cooliving centro rj
Centro | Stúdios
Em Construção

Send Cooliving

Rua Senador Dantas 80, ,
ID 22330
Lançamentos-RJ

Bait Incorporadora

Vem ai um dos mais esperados lançamento da região de Copacabana, o último terreno da orla, a famosa Casa de Pedra, Avenida Atlântica 2.692 – Copacabana.

Avenida Atlântica Residencial

Gostou dessa matéria do Lançamentos RJ e tem sugestões? Faça contato pelo formulário abaixo.

    Novo Código de Obras do Município do RJ

    Sancionado pelo atual Prefeito Marcelo Crivella. O decreto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

    O que muda com o novo código de obras?

    Com a mudança da nova lei permite-se lançamentos edificações com plantas mais modernas e mais compactas, de tipologia “studios e “lofts” que vão de 19 m² a 50 m². e algumas edificações com lazer no “rooftop” onde geralmente se concentra a área de lazer.

    Quais construtoras e incorporadoras aderiram os benefícios da nova modalidade no Rio de Janeiro?

    Mozak, Bait Incorporadora e WTorre.

    Por que os apartamentos compactos vêm se tornando tendência?

    Plantas mais compactas preço menor, redução do tamanho da família brasileira segundo o IBGE, e proximidade dos grandes centros. Apesar aparentarem ser apertamentos as plantas são desenvolvidas com um projeto de mobiliário funcional é possível aproveitar melhor o espaço.

    • Error: Contact form not found.

    Not found

    Compare Listings

    Conversar ao Vivo
    Estamos Online!
    Olá,
    Posso ajudar?