click to enable zoom
loading...
We didn't find any results
open map
View Roadmap Satellite Hybrid Terrain My Location Fullscreen Prev Next
Your search results

Entenda o Que Diz a Lei Sobre a Garantia de Imóvel Novo e as Principais Dúvidas Relacionadas a aquisição do imóvel na planta!

Posted by Lançamentos-RJ on 2 de August de 2023
0

Está pensando em comprar um imóvel? Então, saiba que você precisa conhecer a garantia de imóvel novo, um direito que deve ser levado em consideração na transação de compra e venda.

A garantia de imóvel novo é um direito do comprador que garante que o imóvel esteja em condições de uso, sem defeitos ou vícios ocultos. A garantia é de noventa dias a cinco anos e cobre problemas estruturais, como rachaduras, infiltrações e vazamentos.

Se o imóvel apresentar algum problema durante o período de garantia, o comprador pode solicitar a reparação ao vendedor. O vendedor tem o prazo de 30 dias para realizar os reparos. Se o vendedor não realizar os reparos no prazo, o comprador pode pedir a rescisão do contrato ou o abatimento do preço do imóvel.

Para fazer valer a garantia, o comprador deve notificar a construtora sobre o problema o mais rápido possível. A notificação deve ser feita por escrito e deve descrever o problema de forma detalhada. O comprador deve anexar fotos ou outros documentos que comprovem o problema.

A garantia de imóvel novo é um direito importante que protege o comprador de problemas com o imóvel. Ao comprar um imóvel novo, é importante se informar sobre a garantia e fazer valer seus direitos.

Aqui estão algumas dicas para fazer valer a garantia de imóvel novo:

  • Faça uma vistoria no imóvel antes de assinar o contrato final de compra e venda.
  • Solicite a garantia em contrato
  • Notifique o vendedor sobre qualquer problema o mais rápido possível.
  • Guarde todos os documentos relativos ao imóvel, incluindo a garantia, o contrato de compra e venda e os recibos de pagamento.
  • Se o vendedor não cumprir com a garantia, entre em contato com um advogado.

A garantia de imóvel novo é um direito importante que protege o comprador de problemas com o imóvel. Ao seguir estas dicas, você pode fazer valer seus direitos e ter uma experiência de compra tranquila.

A garantia de imóvel é um direito que garante que uma propriedade está em perfeitas condições e pronta para morar.

Lembrando que essa garantia é prevista para casa ou apartamento e também para imóvel na planta.

Com isso, os compradores têm muito mais segurança na hora de efetivar a transação, pois, em caso de problema no uso do imóvel, a construtora pode ser acionada para a solução do problema. 

Desde Quando Existe a Garantia de Imóvel Novo?

A garantia de  um imóvel é antiga e está prevista no Código Civil de 1916. Esse direito é obrigatório para todas as construções civis em território brasileiro e trata sobre obras ou serviços em benefício dos proprietários, caso elas sejam necessárias.

Lembrando que a propriedade usada também pode ter garantia, pois esse direito tem validade na hora em que o proprietário recebe as chaves da casa ou do apartamento pronto.

A validade do direito pode variar entre 90 dias a cinco anos.

Como Funciona a Garantia de Imóvel Novo?

A garantia de imóvel novo código civil precisa seguir algumas regras. Confira como esse direito funciona.

Danos Aparentes

Os danos aparentes são aqueles que podem ser identificados pelo comprador sem dificuldade, como azulejos quebrados, infiltrações, fissuras na parede, vazamento, etc. 

Nesse caso, o Código de Defesa do Consumidor aplica um prazo de 90 dias para reclamação.

Danos Não Aparentes

A garantia do imóvel novo inclui ainda os danos não-aparentes, que são, justamente, aqueles que não são fáceis de serem identificados, pois estão relacionados à estrutura do imóvel e instalações internas.

Quais os Direitos e Deveres da Garantia do Imóvel Novo?

A lei prevê que a construtora do imóvel responda pela segurança da obra por um período após a entrega do bem, que é, justamente, o período de garantia do imóvel novo.

Sendo assim, a construtora deve, obrigatoriamente, fazer as correções tanto de danos aparentes quanto de não-aparentes. Porém, é preciso fazer o pedido dentro do prazo legal.

Lembrando que os proprietários e síndicos, no caso de condomínio, também devem assegurar a durabilidade e vida útil dos imóveis, além de serem responsáveis pelas manutenções preventivas.

Quais São os Prazos Para Assegurar a Garantia do Imóvel Novo?

Os prazos para assegurar a garantia do imóvel novo devem respeitar as regras do Código de Defesa do Consumidor.

O código diz que se o dano for aparente, o dono do imóvel deve declarar o problema dentro de  90 dias. Após esse período, o proprietário perde o direito de receber a assistência da construtora.

Já no caso de danos não-aparentes, o prazo para apresentar o problema é de 5 anos. Além disso, o código civil estabelece um prazo de 180 dias para declarar danos aparentes.

Quando a Garantia Pode Passar de 5 Anos?

Apesar de o código civil e o código de defesa estabelecerem um prazo de 5 anos, saiba que é possível estender esse prazo.

Contudo, o dono da propriedade deve comprovar, judicialmente, que um problema grave não aparente prejudica a segurança da propriedade e que ele surgiu antes de 5 anos. 

Imóveis Usados Também Contam Com a Garantia de 5 Anos?

A resposta é sim! A garantia do imóvel novo não é exclusiva apenas para as construções que acabaram de ser construídas. 

Saiba que, se o primeiro dono da propriedade vende para outra pessoa, a garantia não é finalizada até prazo termine, seja pelo fabricante ou por lei.

Portanto, se o novo proprietário do imóvel entrar em contato com a construtora para reclamar do problema dentro do prazo de cinco anos, ela tem o direito de ter seu imóvel reparado. 

Como o Dono Pode Ter Certeza da Validade da Garanti do Imóvel Novo?

A vantagem é que você não terá dificuldade de conferir a validade de garantia de imóvel novo. 

Verifique o prazo tendo como base o Habite-se e o Manual de Uso e Operação que deve ter sido entregue pela construtora responsável pelo empreendimento. 

Conclusão

Na hora de comprar uma casa ou apartamento, não esqueça de conferir as condições da propriedade, porém, em caso de dano, lembre-se de usar a garantia de imóvel novo. 

Não se esqueça de conferir se o prazo de validade está vigente antes de reclamar de algum problema no seu imóvel. Procurando os melhores imóveis para morar ou investir? 

Então, não deixe de conhecer o nosso site lancamentos-rj.com, uma plataforma completa e intuitiva, que oferece os mais diversos tipos de empreendimentos de empresas confiáveis e com preços diferenciados. 

Nossa plataforma oferece atendimento com especialistas altamente qualificados e você pode escolher os melhores canais de atendimento, como WhatsApp, telefone, chat e e-mail. 

Acesse agora mesmo e encontre as melhores opções de casas, terrenos e apartamentos para vender.  E o melhor é que nosso site é intuitivo e rápido para facilitar as suas buscas.

  • Error: Contact form not found.

Not found

Compare Listings

Conversar ao Vivo
Estamos Online!
Olá,
Posso ajudar?